A semana começou com uma boa notícia para a Bahia: levantamento divulgado pelo portal UOL, com bases de dados do Tesouro da Fazenda, aponta o bom desempenho da gestão financeira do Estado nos últimos anos. Em seu programa de rádio semanal ‘Conversa com o Governador’ Jaques Wagner comenta o estudo e destaca o compromisso de sua administração em ampliar os investimentos na área social, com o cuidado de manter a gestão financeira sempre dentro dos limites exigidos por lei.

“Essa é uma boa notícia que mostra ao povo baiano que, além de fazer muitos investimentos na área social, na área de infraestrutura com novas estradas, com todos os investimentos que a gente tem feito, mesmo assim a gente tem tido o cuidado de manter a gestão financeira sempre dentro dos padrões exigidos. Agora, nós estamos na casa de 32 a 34% – é possível que isso suba um pouco mais até o final do ano porque algumas coisas não entraram. Mas, de qualquer forma a nossa média, o que a gente manteve no ano passado, é de 52%. Isso comprova que nós estamos investindo e cuidando também das finanças do Estado, para deixar ele sempre equilibrado”.

Exames por imagens em hospitais públicos

Na semana passada foi conhecido o consórcio vencedor da licitação para gestão e operação de exames por imagens em hospitais públicos baianos. Wagner explica como esta nova Parceria Público-Privada vai ampliar a oferta desse tipo de serviço na rede pública do Estado:

“Assim como a gente fez no Hospital do Subúrbio, nós fizemos o leilão na Bolsa de Valores de São Paulo. Saiu um grupo ganhador, especializado nessa área de imagem. Eles vão começar gerindo o atendimento em 12 hospitais baianos por um período de 11 anos e seis meses. Eles vão trazer novos equipamentos e passar a fazer a gestão da imagem. Com isso, a gente vai eliminar muito custo – o custo de filme, porque hoje tudo você pode fazer de forma digital, utilizando a informática. Vamos ter, evidentemente, uma melhora, porque o consórcio ganhador tem a obrigação de fazer investimentos para melhorar exatamente toda essa área de imagem, que hoje é muito importante para o diagnóstico de qualquer doença: é ressonância, tomografia computadorizada, o próprio Raio X… Mas já é algo muito mais moderno e eu tenho certeza de que, com isso, vamos dar mais um passo para melhorar a qualidade, economizando dinheiro, na área de saúde do nosso Estado”.

Visitas a Mansidão, Buritirama e Canudos

No interior do Estado, a agenda dessa semana começa pelo município de Mansidão. O governador visita também as cidades de Buritirama e Canudos:

“Estou indo lá para a fronteira com o Piauí, nesta terça-feira, para entregar o sistema de abastecimento de água do povoado de Aroeira, um investimento de mais de R$ 400 mil que vai beneficiar 1.600 moradores. Também vou entregar uma ambulância, que é para fortalecer o serviço de saúde lá em Mansidão. E é claro que indo até Mansidão eu não poderia deixar de falar da grande notícia para Buritirama: o trecho da estrada de Estreito até Buritirama. A licitação já foi feita, já foi publicado o resultado, e agora vão aguardar apenas quatro, cinco dias que é o prazo legal de recurso. Então, nós já poderemos dar a Ordem de Serviço e, finalmente, o povo de Buritirama terá essa alegria de chegar na sua cidade através do asfalto”.

“Na quinta-feira, vou a Canudos. Vamos entregar 300 matrizes de caprinos lá em Canudos. Tem muita gente que vive do criatório de bode e essa ação beneficiará um total de 17.800 famílias, sendo 9 mil diretamente com a entrega e mais 9.800 que, após 18 meses, terão repasse dos animais para novas famílias. Estamos investindo para fortalecer a caprinocultura na Bahia um total de R$ 29 milhões. Eu repito sempre: o nosso Estado é o que mais tem gente vivendo da agricultura familiar, e no nosso sertão o criatório de cabra, de bode, de carneiro é sempre uma coisa muito importante. Por isso a nossa dedicação a fortalecer o povo da agricultura familiar”.

50 anos da UPB

Na quarta-feira à tarde o governador participa da comemoração dos 50 anos da União dos Prefeitos da Bahia (UPB):

“São 50 anos de criação da União dos Prefeitos da Bahia e é claro que nós estaremos lá, prestigiando tanto a entidade e também a todos os prefeitos. Eu vou repetir o que eu digo nos quatro cantos da Bahia: quem sustenta a política, de verdade, são os vereadores, os prefeitos e os vices, que são os primeiros a acolher as demandas e as dificuldades da população”.

Centro Cultural da Irmandade da Boa Morte

Na próxima sexta-feira será inaugurado o Centro Cultural da Irmandade da Boa Morte, na cidade de Cachoeira, durante a tradicional festa que é patrimônio imaterial da Bahia:

“A Festa da Boa Morte é um patrimônio nosso, patrimônio brasileiro. É visitada, inclusive, por muita gente de fora do País… A gente tem sempre dado muito suporte a Irmandade, a toda a festa e, agora, vamos inaugurar o Centro Cultural da Irmandade, em Cachoeira, exatamente para fortalecer essa tradição. É um investimento de quase R$ 900 mil. Essa Irmandade, todos sabem, é composta exclusivamente por mulheres negras, em geral com mais de 50 anos, mantendo uma tradição que já existe há 200 anos, talvez uma das maiores tradições que nós temos na área religiosa. Então, meus parabéns a toda Irmandade por mais esse ano de festa da Boa Morte e parabéns também pela inauguração do Centro Cultural da Irmandade, que seguramente vai fortalecer a preservação dessa tradição”.

O programa ‘Conversa com o Governador’ é produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom), veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação. Está disponível na Página do Conversa e pelo telefone 0800-071-7328.