Técnicos da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) realizam nesta quinta-feira (14), no município de São Domingos, na microrregião de Serrinha, Território de Identidade do Sisal, uma palestra para mostrar os benefícios sobre o Programa de Microcrédito do Estado (CrediBahia).

O objetivo é apresentar à população local os benefícios do programa, que oferece crédito para os que não conseguem acesso ao sistema financeiro tradicional. A audiência pública vai acontecer, às 10h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar, com a participação de empreendedores de pequenos negócios, representantes de sindicatos, cooperativas, associações, vendedores ambulantes, além de autoridades do município.

O coordenador de Finanças da Superintendência de Economia Solidária da Setre, Joaquim Gonçalves, vai destacar as taxas de juros oferecidas pelo programa, que estão “abaixo do padrão do mercado”, além de outros serviços oferecidos como capacitação.

De abril de 2002 até junho deste ano, o programa liberou R$ 236, 1 milhões, por meio de 127.953 contratos. No mesmo encontro, o técnico Carlos Caricchio dará explicações sobre o CrediSol, outro programa de crédito executado pela Setres para cooperativas e associações de produtores ou prestadores de serviços, que tenham, no mínimo, três anos de funcionamento regular. O limite de crédito é de R$ 50 mil por cooperativa, associação ou empreendimento associativo solidário. O prazo de pagamento é de até 48 meses, incluído os seis meses de carência.