O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) apresenta dois novos projetos ao público baiano. A coreografia ‘Zulmira’, criação de Rino Carvalho, faz sua estreia oficial nos dias 12 e 13 de agosto, às 20h, na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), com ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

A ação artística ‘Gretas do Tempo’, projeto idealizado por Ivani Santana e Sandro Canavezzi, realiza uma série de atividades gratuitas entre 8 e 17 de agosto, no Centro Histórico de Salvador. O Balé Teatro Castro Alves é mantido pela Secretaria de Cultura (Secult), por meio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e do TCA.

Zulmira

Neste novo projeto, o BTCA investigará a dança de situação, a partir de um tema sugerido, em que os intérpretes apresentam sensações das personagens. ‘Zulmira’ tem a concepção, encenação coreográfica, figurino, adereço e visagismo de Rino Carvalho, e assessoria artística de Ivete Ramos. A trilha sonora foi especialmente composta por Emerson Cabral e Cassius Cardozo.

No palco, 14 dançarinos contam “uma história a partir desse corpo que assimila cada vez mais os arquétipos, utilizando-se do seu repertório corpóreo, ao mesmo tempo em que o desconstrói pela dança”, explica Jorge Vermelho, atual curador artístico do BTCA. Ele acrescenta que o espetáculo representa o indivíduo perturbado dentro do coletivo urbano de uma metrópole futebolística, alegórica e religiosa.

Gretas do tempo

O BTCA visita o Centro Histórico para mostrar ao público mais um trabalho inédito, o ‘Gretas do Tempo’. O grupo oferece uma caminhada sonora – Soundwalk, ação artística que pela primeira vez é realizada em Salvador -, uma instalação interativa no Palácio Rio Branco e uma série de videodanças que podem ser assistidas diretamente no site do projeto.

Nesse trabalho, é apresentado um mosaico de multilinguagens com o objetivo de resgatar memórias e fortalecer as relações passado/presente/futuro dos próprios bailarinos-intérpretes da companhia baiana de dança contemporânea fundada em 1981.