Criadores de poesia e de ficção se encontram para um novo bate-papo com o público na 3ª edição do projeto ‘Fazer Poesia e Ficção na Bahia’, que promove uma discussão centrada na produção e na importância destes gêneros para a literatura baiana. Com entrada gratuita, o evento acontece no dia 23 de agosto, às 10h, no Centro Cultural Plataforma, na Praça São Braz, em Salvador.

O projeto traz para o debate a literatura expandida como tendência literária, em que autores e conteúdos se desgarram do papel e dos livros. Com participação do músico Orlando Pinho e tendo na mesa os artistas Paraíba da Viola, Perinho Santana e Negro Davi, o encontro será mediado pela escritora Laura Castro, graduada em Letras, mestre em Literatura, doutoranda em Artes Cênicas e premiada com bolsa da Fundação Nacional de Artes (Funarte) de criação literária.

Promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), vinculada à Secretaria de Cultura (Secult), o ‘Fazer Poesia e Ficção na Bahia’ se dedica ao reconhecimento e valorização daqueles que criam palavras artísticas no estado. O debate está inserido na programação da 3ª Bienal da Bahia, que, após o encontro, realiza a ação intitulada ‘Expedição Plataforma’, a partir das 14h.

Convidados

Paraíba da Viola é poeta, embolador de coco e repentista que coleciona classificações em festivais estaduais de violeiros e participações em gravações de CDs de cantoria. Perinho Santana é poeta e escritor, participante de diversos projetos literários no subúrbio, e trabalha com ações e intervenções culturais em seu bairro. Negro Davi é um rapper que mistura samba de roda do Recôncavo com rap nacional, apresenta programa de rádio e de webtv sobre hip-hop e atua como jovem militante cultural da periferia.

Expedição

Parte do grupo de ações desenvolvidas pelo núcleo Arquivo e Ficção da 3ª Bienal da Bahia, o ‘Expedição Plataforma’ vai fazer um trajeto com saída do Centro Cultural Plataforma, em direção ao Acervo da Laje, espaço do produtor cultural José Eduardo Ferreira dos Santos, que irá guiar a visita ao local. Mais informações sobre os eventos podem ser obtidas por meio do número 71 3324-8507 e pelo e-mail literatura.funceb@gmail.com