As comemorações dos sete anos do Sarau de Itapuã nesta segunda-feira (25), às 18h, com os shows de Raimundo Sodré e Tenison Dell Rei, iniciam a celebração dos 21 anos do espaço cultural Casa da Música do Abaeté, criado para preservar a memória da música baiana, juntamente com as obras de recuperação do Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté.

A programação acontece até o dia 22 de setembro e na data do aniversário – 3 de setembro – vai ser inaugurada a exposição ‘Nativa Relativa’, de Clara Domingas, e realizados shows com a Escola de Samba Unidos de Itapuã e a Orquestra de Pandeiros Itapuã.

A casa funciona no Parque Metropolitano do Abaeté – Área de Proteção Ambiental (APA), no bairro de Itapuã – e foi montada com acervos da literatura, instrumentos musicais, fitas VHS, CDs, DVDs, LPs, livros e documentários que retratam a história da música baiana.

Atualmente o espaço tem como principais desafios fomentar a produção cultural da comunidade e contribuir para a democratização do acesso à cultura. Para isso, realiza exposições temporárias, saraus e bate-papos musicados, entre outras atividades.

Na programação de aniversário constam também palestras e discussões sobre temas ligados à preservação do meio ambiente como a palestra de Lis Braga sobre ‘A reeducação ambiental na prática’, atividades de plantio e pic-nic cultural.

Coordenador do espaço há sete anos, Amadeu Alves afirma que “de uma forma abrangente, o espaço atende diversas expectativas, que vão de artistas que propõem e participam de eventos na Casa, ao público que realizam oficinas de música, grupos culturais para desenvolvimento dos seus potenciais”.

Referência

A Casa da Música é considerada uma grande referência para a comunidade de Itapuã e a cidade de Salvador pela atuação no setor cultural. Mais informações estão disponíveis no site da Secretaria de Cultura do Estado.