O roteiro da diversão no Pelourinho no último fim de semana de agosto inclui variadas opções de música e teatro, a maioria com entrada gratuita. Entre os destaques, as apresentações de Dão e OQuadro, a realização do seminário ‘Ípadé das Pretas’, e o encerramento do Festival Cultura Popular Viva. A programação é promovida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).

Na quinta-feira (28), o Festival Cultura Popular Viva realiza, no Largo Pedro Archanjo, às 20h, a reapresentação do espetáculo ‘A Lenda das Yabás’. A montagem apresenta a história da ancestralidade da cultura afrobrasileira, utilizando-se das lendas de sete Yabás – Yansã, Obá, Ewá, Oxum, Nanã, Otim e Yemanjá. Entrada franca.

Na sexta (29), todas as apresentações são gratuitas. Dão e a Caravana Black e a banda OQuadro são as atrações da festa de encerramento do X Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult). A festa será no Largo Tereza Batista, às 21h. Já o cantor Marquinhos Marques convida Mr. Armeng, Dado Brazzawilly, Bida, Afro Jhow e Aloísio Menezes para o seu show no Largo Quincas Berro D’Água, às 21h. A banda Akidara se apresenta no Largo Pedro Archanjo, também às 21h, tendo a percussão como base de um repertório com MPB e músicas regionais baianas.

Sábado

A programação começa cedo no sábado (30), no Largo Tereza Batista. A Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen) promove o ‘Ípadé das Pretas: Seminário de Formação Política – Contando a Nossa História’, das 9 às 17h. Aberto ao público, o evento é um espaço de reflexão e debate sobre a organização do movimento de mulheres negras.

Ainda pela manhã, a Associação Cultural União das Raças (Acura) realiza o projeto ‘O Pelô Que Toca e Dança’, às 10h, no Largo Pedro Archanjo. No Largo Tereza Batista, às 20h, acontece o show ‘Agosto Negro – Consciência Negra é Preciso’, com as apresentações de Kamaphew Tawa & Aspiral do Reggae, Nova Saga, Okaris, Laii Carvalho, Diana Barbosa, Tática Verbal, Mc Thiago Santos, Luciano Roots, Leo Soulza e Jô calado.

Cultura Popular Viva

As últimas apresentações do Festival Cultura Popular Viva, no sábado, estão entre os grandes destaques do final de semana. Abrindo o último dia do festival, a Boiada Multicor leva ao Largo Pedro Archanjo, às 16h, um universo lúdico repleto de cores, histórias e musicalidade. Elementos da cultura nordestina, como os burrinhos e o bumba-meu-boi, fazem parte da apresentação.

Em seguida, o grupo Teatro Griô apresenta o espetáculo ‘Um passarinho me contou…’, que conta a história de uma menina em busca de seu passarinho que fugiu da gaiola, refletindo assim, sobre a importância da liberdade. No final da tarde, será a vez do Grupo Canela Fina, fazendo música com e para as crianças.

O encerramento do festival acontecerá no Largo Pedro Archanjo, às 20h, com o grupo Quixabeira de Lagoa da Camisa, representando a diversidade musical do sertão baiano por meio dos sambas-de-roda, chulas, samba martelo, batuques, reisados e cantigas de roda.

Mais Pelô

No domingo (31), o Bloco Afro Olodum continua as homenagens à Revolta dos Búzios com a Celebração da Carta da Igualdade, no Largo Tereza Batista, às 15h. Os ingressos custam R$ 30. Já no Largo Pedro Archanjo, às 16h, o sambista Nelson Rufino segue com a divulgação do seu último lançamento, o CD e DVD Minha Vida. Com entrada franca, o show terá convidados especiais.