Com o objetivo de debater os principais desafios e potencialidades atuais referentes às políticas de fomento à cultura, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) realiza o ‘Seminário Nacional de Políticas de Fomento à Cultura’, em paralelo à programação do ‘Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura’, que ocorre nesta quinta (21), das 14h às 19h, e sexta-feira (22), das 9h às 12h, em Salvador. Os eventos serão realizados na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, nos Barris. Os interessados podem obter mais informações pelo e-mail suprocult@cultura.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3103-3494. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site da Secult. As vagas são limitadas.
Com quatro mesas redondas durante os dois dias, o evento pretende enriquecer o debate sobre o fortalecimento da gestão cultural e os mecanismos de fomento à cultura no Brasil. A primeira mesa, no dia 21, será coordenada pelo secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, e terá como tema “Políticas para uma maior sustentabilidade da cultura”. A segunda mesa, “Políticas de financiamento e sistemas de cultura (nacional, estaduais e municipais)”, será coordenada pelo secretário de Cultura do Estado de São Paulo, Marcelo Araújo.

No dia 22, a primeira mesa será sobre o “Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil e Fomento à Cultura”, coordenada por Eliana Parreira, secretária de Cultura de Minas Gerais, e a segunda sobre “Políticas de fomento e financiamento à cultura no Brasil: fundos, leis de incentivo e outras possibilidades”, coordenada pela secretária de Cultura do Estado de Sergipe, Eloisa Galdino.

Além de secretários de Cultura de todo o país, o seminário terá a presença do secretário nacional de Economia Solidária, Antônio Haroldo Pinheiro Mendonça; o co-fundador do Volta, Gilberto Monte; o diretor do Sistema Nacional de Cultura do Ministério da Cultura, Pedro Sérgio Lima Ortale; o diretor substituto da Secretaria Nacional de Articulação Social da Presidência da República; o diretor da Agência Nacional de Cinema, Roberto Lima; a chefe do departamento de cultura de Banco de Desenvolvimento Econômico e Social, Luciane Gorgulho; o sub-secretário de Fomento da secretaria de Cultura do Distrito Federal, Leonardo Hernandes; e o diretor substituto da Secretaria Nacional de Articulação Social da Presidência da República, Daniel Avelino. A programação completa está disponível no site da Secult.