Gestores de 40 municípios da Bahia estão participando do curso sobre ‘Gestão de Recursos Federais de Defesa Civil’, iniciado nesta segunda-feira (11) no Hotel Tulip Inn, em Salvador. A capacitação, que continua até sexta-feira (15), é promovida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).

O curso é direcionado a agentes e gestores de defesa civil da administração pública estadual e municipal. O objetivo é orientá-los quanto ao processo de captação, aplicação e prestação de contas de recursos federais para projetos passíveis de aprovação pela Sedec. Durante a capacitação serão abordadas todas as fases do processo, desde a solicitação de reconhecimento federal, passando pelas instruções de preenchimento dos formulários de recursos, até a prestação de contas dos recursos recebidos.

Os módulos são ministrados pelo auxiliar técnico da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais, Felipe Gonçalves Miranda Ferreira, e pelo representante da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Amapá, Estácio Janary de Oliveira Picanço, com o auxílio da representante do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina, Larissa Mazzoli.

O superintendente de Proteção e Defesa Civil, Salvador Brito, deu início ao curso agradecendo a presença de todos. Ele ressaltou a importância das prefeituras acessarem recursos do governo federal para seus municípios e da aplicação eficiente dos mesmos.