Conhecida por ser o maior entroncamento rodoviário do Norte e Nordeste do Brasil, já que pode ser acessada pelas estradas BR-116, BR-324 e BR-101, a cidade de Feira de Santana ganha a nova Avenida Nóide Cerqueira, obra realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), que representa um investimento de mais de R$ 26,7 milhões, como parte do programa estadual de Mobilidade Urbana. A inauguração da avenida acontece nesta quinta-feira (28), às 9h, com as presenças do governador Jaques Wagner, do secretário de Desenvolvimento Urbano, Manuel Ribeiro, e do presidente da Conder, Ubiratan Cardoso.

O arquiteto Francisco Fonseca, coordenador da Diretoria de Obras Estruturantes da Conder, destaca que a via compreende 8,1 km de pista dupla com três faixas em cada sentido, canteiro central, ciclovia, passeios, além de equipamentos de ginástica, iluminação pública, sinalização e paisagismo. “A Nóide Cerqueira liga a BR-324 à Avenida Getúlio Vargas, retirando parte do fluxo de veículos, especialmente da Avenida Presidente Dutra, que congestionava a área central de Feira de Santana. Além de facilitar o acesso de quem deseja seguir para os municípios vizinhos, como, por exemplo, Serrinha e Santa Bárbara”, ressalta Fonseca.

Já para o presidente da Conder, Ubiratan Cardoso, além da melhoria do sistema viário da segunda maior cidade baiana, que beneficia uma população de mais 550 mil pessoas, a nova Avenida Nóide Cerqueira “será indutora do desenvolvimento da economia local, criando as condições para a implantação de novos empreendimentos habitacionais e comerciais ao longo de toda sua extensão”.

Mobilidade por toda parte

As principais cidades baianas também recebem atenção especial do Governo do Estado, através da execução de obras de pavimentação de ruas e avenidas, que facilitam o trânsito e o transporte, beneficiando setores importantes da economia, como o comércio e a agriculta. Mais de R$ 32 milhões estão sendo investidos na melhoria da qualidade de vida de milhares de baianos que vivem em municípios de diversas regiões, entre eles, Ilhéus, Itabuna, Guanambi, Jequié, Teixeira de Freitas, Barreiras, Paulo Afonso, Alagoinhas, Juazeiro e Senhor do Bonfim.

Na capital, o projeto Mobilidade Salvador contempla, além da expansão da linha 1 do metrô para o bairro de Pirajá, a implantação da linha 2 até Lauro de Freitas e dos Corredores Transversais, com a duplicação das avenidas Gal Costa, Orlando Gomes e Pinto de Aguiar, e ainda a construção da Avenida 29 de Março, da Ligação Lobato-Pirajá, do Complexo Viário do Imbuí e a Ligação Paralela-Barradão. No total, as obras representam um investimento de R$ 8,5 bilhões e promovem a integração dos modais de transporte individual e coletivo (bicicleta, ônibus e metrô).