O Governo da Bahia e o Banco Mundial assinaram, nesta sexta-feira (29), em Brasília, um acordo de US$ 260 milhões para a execução do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Estado da Bahia (Bahia Produtiva), que será realizado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).

O Bahia Produtiva é resultado de acordo entre os governos federal e estadual, por intermédio da CAR, e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). Resultados como a inclusão social e econômica das populações em situação de pobreza do meio rural e formação do capital social, observados por estudos de avaliação de impacto do programa Produzir, foram alguns fatores que credenciaram o governo estadual a propor o Bahia Produtiva.

O novo projeto tem o objetivo de melhorar as condições de vida de milhares de famílias baianas, por meio de um constante diálogo entre a sociedade civil e poder público. A ação abrangerá todos os territórios de identidade do estado, exceto a capital baiana, atendendo 416 municípios. Serão beneficiadas 150 mil famílias com ações na agricultura familiar, quilombolas, indígenas, reforma agrária e economia popular.