Estudante do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior, no bairro de Itapuã, em Salvador, Larissa Santos Viana, 18 anos, vai representar a Bahia na 11ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), de 21 a 26 de setembro, em Brasília. O programa anual, promovido pela Câmara dos Deputados, leva 78 alunos de todo o país para uma simulação da rotina dos trabalhos legislativos, a fim de despertar, nos jovens, a reflexão crítica sobre a importância da representação política.

A participação dos estudantes no programa foi definida por meio de processo seletivo, no qual cada aluno apresentou um projeto de lei de âmbito nacional, que será defendido durante a estadia dos jovens em Brasília. Simulando o processo parlamentar, os projetos tramitam por comissões e depois são levados ao plenário, para que sejam votados.

Selo Amigo do Meio Ambiente

O projeto de lei elaborado por Larissa dispõe sobre a criação do Selo Amigo do Meio Ambiente, para que as escolas sempre desenvolvam as suas atividades a partir do conceito de sustentabilidade. “A questão ambiental é um tema que deve ser tratado dentro da escola para incentivar a comunidade a preservar os recursos da escola e, desta forma, evitar o desperdício", explicou.

De acordo com a estudante, o projeto prevê a criação de um observatório para fiscalizar a preparação da alimentação escolar, a limpeza e outras ações do dia a dia da escola. “A ideia é que o observatório fiscalize essas atividades para verificar se as ações estão seguindo o princípio da sustentabilidade. Caso atenda aos requisitos, a escola recebe o Selo Amigo do Meio Ambiente”.