A programação da unidade de Senhor do Bonfim do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), projeto da Secretaria da Educação do Estado da Bahia – que objetiva aproximar os estudantes das agendas contemporâneas -, tem na linguagem do cinema ferramenta importante para ampliar o acesso a conteúdos audiovisuais de qualidade. Com essa proposta, o Cine Clube promove circuitos semanais em que são exibidos filmes de vários gêneros, proporcionando interação entre comunidade, alunos, professores e monitores.

Cinco áreas do conhecimento integram a iniciativa – artes, linguagens, ciências da natureza, ciências humanas e matemática. “Após a exibição dos filmes, promovemos debates sobre diversos temas, visando à construção de consciência crítica, bem como a inclusão cultural e digital”, ressalta Janair Torres Borges, diretora do CJCC de Senhor do Bonfim, município localizado no centro norte da Bahia.

O Cine Clube é composto de 11 circuitos, que acontecem sempre nas segundas, quartas e sextas-feiras, de manhã e no período da tarde, na área externa do centro e na sala de cinema da entidade. “Em uma época de aceleradas mudanças e inovações tecnológicas, o cinema é uma importante forma de arte, tendo como características a capacidade de refletir o comportamento social e de estimular a pesquisa e a interpretação. A comunidade do entorno sai encantada”, afirma Janair.

‘Quintoria’

O CJCC também desenvolve iniciativas na área de música com a oficina ‘Quintoria’. Realizada sempre nas quintas-feiras, a atividade busca desenvolver a sensibilidade e a criatividade por meio de contato com a linguagem artístico-musical. A oficina permite vivenciar momentos de percepção musical e de contextualização de gêneros nacionais e internacionais, que marcaram a história da música e da sociedade contemporânea.

O Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), que dispõe de unidades em Salvador (Colégio Estadual da Bahia – Central) e em Senhor do Bonfim, promove para os estudantes do ensino médio atividades de forma lúdica, na perspectiva de consolidar a capacidade cognitiva de fazer nexos interdisciplinares, potencializando a compreensão de fatos, questões, invenções, avanços e conquistas científicas, sociais, culturais, artísticas e tecnológicas da humanidade.