O governo estadual, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) – que completou 13 anos de existência nesta quarta-feira (27) -, disponibiliza quatro editais em diferentes áreas. Um deles é o Edital 005/2014 do Auxílio-Tese, que oferece apoio a doutorandos, preferencialmente bolsistas da Fapesb, na finalização do trabalho de tese. Digitação, digitalização, revisão, normalização, programação visual e editoração são alguns dos itens apoiados.
As inscrições vão até 30 de outubro. Para concorrer, o doutorando deve estar matriculado em instituição de ensino superior localizada em território baiano, ter a data da defesa da tese marcada dentro de, no máximo, 48 meses, contados a partir do início do doutorado, além de estar adimplente com a Fapesb. Se for bolsista da fundação, o candidato deve estar regularizado com os relatórios parciais da bolsa.

O Auxílio-Dissertação segue a mesma linha do Edital anterior. No entanto, o apoio será dado aos mestrandos. O limite máximo para a solicitação é de R$ 1.500,  o que representa R$ 500 a menos em relação ao ‘Auxílio-Tese’.

Inovação

As oportunidades se estendem também ao setor da inovação. Os editais 016/2014 e 019/2014, correspondentes ao Concursos Ideias Inovadoras e Programa de Apoio a Gestão e Inovação, respectivamente, estão com inscrições abertas.

O Concurso Ideias Inovadoras 2014, promovido pela Fapesb, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria de Cultura (Secult), prevê a disseminação da cultura empreendedora no estado, o incentivo ao desenvolvimento de ideias, bem como a participação da comunidade estudantil e acadêmica, pesquisadores, graduados e inventores em ações de empreendedorismo e inovação. O prazo de inscrições termina no dia 4 de setembro.

O Programa de Apoio à Gestão e Inovação se assemelha ao Concurso Ideias Inovadoras. Entre os diferenciais está o auxilio à busca pela criatividade em produtos, processos e serviços tecnologicamente inovadores e que possam permanentemente vislumbrar e inserir o tema inovação nos objetivos das organizações empresariais.