Mais 213 estudantes do Welcome to Brazil – Curso de Extensão em Língua Inglesa para Estudantes da Rede Pública – vão ser certificados no dia 10 de setembro, às 16h, no auditório do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, Caixa D’Água, em Salvador. O evento terá a participação do secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto.

Desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), o projeto tem o objetivo de possibilitar aos alunos da rede estadual mais oportunidades de ingresso no mundo do trabalho. As aulas são ministradas no Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), localizado em Salvador, no Colégio Estadual da Bahia (Central).

Esta é a terceira certificação do Welcome to Brazil. “Os estudantes adquiriram experiência que vai diferenciá-los no futuro. A língua inglesa será um elemento facilitador para que possam articular seus desejos, sonhos e os objetivos dos seus projetos de vida”, afirma o coordenador do curso, o professor Newton Seixas.

Proposta

Segundo o coordenador do Centro Juvenil, Iuri Rubim, o CJCC busca integrar a sala de aula ao mundo, e o curso está alinhado a essa proposta. “O inglês permite escancarar uma porta para o mundo inteiro. A partir deste aprendizado, os estudantes podem multiplicar as possibilidades de acesso ao conhecimento e também as oportunidades de empregabilidade”.

Para o estudante Almir Agostinho Pinho, que faz o 3º semestre do curso técnico em administração no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão, Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito, em Salvador, o curso já começa a fazer diferença na sua vida antes mesmo de receber o certificado. “Eu trabalho na área de turismo, e o curso acrescentou muito à minha vida profissional. Hoje eu consigo me comunicar melhor com os turistas”.

O curso possibilita a formação dos estudantes em inglês básico. As aulas acontecem no decorrer de quatro períodos de 68 horas/aula, totalizando 272 horas de curso, além de aulas de reforço e fixação. O método utilizado é o do Communicative Approach, da Oxford University. “Os alunos saem daqui falando inglês, e os professores são fundamentais nesse processo”, disse Newton Seixas.