O Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, localizado no bairro do Imbuí, em Salvador, realiza até esta quinta-feira (14) a III Gincana do Estudante, que inclui tarefas de conhecimentos gerais e artísticos. A atividade, que faz parte das comemorações do Dia do Estudante celebrado na última segunda-feira (11), é inspirada no centenário de nascimento do político Rômulo Almeida e do músico Dorival Caymmi, além dos 100 anos da Seleção Brasileira de Futebol.

“Temos na escola uma comunidade estudantil com visão crítica do mundo bem aguçada. Isso faz com que nossos alunos se mobilizem nas atividades, a exemplo da gincana que objetiva fortalecer o protagonismo juvenil na escola, espaço onde cada um revela talentos e anseios, e discute os direitos e deveres como estudante. Tudo isso, no final, contribui para o aprendizado e o exercício da cidadania”, explica a diretora do colégio, Dione Araújo dos Santos.

Para homenagear o economista, professor e político Rômulo Barreto de Almeida (1914-1988), que dá nome à unidade, os estudantes aprofundaram as pesquisas sobre a vida e carreira dele. O resultado foi apresentado em formato de repente dentro da literatura de cordel.

Linguagem

“Os alunos estão conhecendo, de forma prazerosa, a vida e obra de figuras emblemáticas da cultura baiana, assim como aspectos culturais do nosso país referentes ao futebol. Por meio de linguagem lúdica, eles atraem a atenção de todos, como aconteceu em relação ao cordel sobre a biografia de Rômulo Almeida”, destaca a professora Mércia Dione de Souza Barreto, uma das coordenadoras e idealizadora da gincana.

Os estudantes aprovaram a iniciativa. “É a primeira vez que participo da gincana, e vejo que me trouxe mais amadurecimento pessoal e proporcionou maior integração entre nós, estudantes, sem falar no conhecimento geral que adquirimos por meio das tarefas”, relata o estudante Ruan Carlos Jacobina, do 2º ano. Segundo ele, por meio do evento, conheceu um pouco da história de vida do fundador da sua escola e dos desafios para inaugurar a unidade, que começou pequena e hoje acolhe 1.500 estudantes.

Programação

Nesta quarta-feira (13), o segundo dia da gincana, houve atividades recreativas que testaram conhecimentos gerais dos estudantes, a exemplo do ‘Quizz’ envolvendo todas as disciplinas, do ‘Crossword’, um jogo de palavras cruzadas no idioma inglês, do ‘Brincando com Números’, envolvendo cálculos matemáticos, e ‘Caçadores das Palavras Perdidas’, jogo de caça-palavras dentro dos temas da gincana.

No último dia do evento, nesta quinta-feira (14), os participantes vão desenvolver atividades artísticas abordando o folclore brasileiro dentro dos temas da gincana, com destaque para o centenário do cantor e compositor baiano Dorival Caymmi.