Mais de 11 mil estudantes da rede estadual de Educação Profissional estão tendo a oportunidade de fazer um curso pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego 2014 (Pronatec), demandado e coordenado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. As aulas referentes à segunda etapa do ano foram iniciadas nesta semana para 25 cursos técnicos e 61 cursos de formação inicial e continuada – qualificação profissional –  em 82 municípios.

Na segunda-feira (4), por exemplo, os estudantes beneficiados pelos cursos de ‘Auxiliar de Fiscalização Ambiental’ e ‘Promotor de Vendas’, pelo Colégio Polivalente de Alagoinhas, e de ‘Agente de Desenvolvimento Socioambiental’ e ‘Auxiliar Técnico em Agropecuária’, oferecidos no Colégio Estadual João Benevides Nogueira, no município de Pedrão, participaram das aulas inaugurais no Centro Territorial de Educação Profissional Litoral Norte e Agreste Baiano (Cetep), em Alagoinhas.

Os cursos do Pronatec beneficiam estudantes regularmente matriculados no ensino médio – preferencialmente 3º ano – da escola pública. O superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, explica que das 11.889 novas vagas disponibilizadas, 8.780 (73,8%) foram oferecidas diretamente pelos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e as demais pelo Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Instituto Federal Baiano (IFBaiano), instituições parceiras.

Dezesseis mil vagas

Para a terceira etapa estão previstas cerca de nove mil vagas de cursos de qualificação articulados com Educação de Jovens e Adultos (Pronatec EJA), concedidas pela rede estadual de educação profissional, e mais 3.700 com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Instituto Federal da Bahia (Ifba) e outros. A previsão é que até o final do ano sejam disponibilizadas 16 mil novas vagas, em 127 cursos de formação profissional, nos 27 territórios de identidade baianos. A rede estadual de educação profissional ofertará diretamente 10.358 destas vagas.