A Secretaria da Educação do Estado da Bahia iniciou, nesta quarta-feira (20), o terceiro encontro do Curso de Formação de Professores em Educação Integral, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. Abordando a temática ‘O Currículo na Educação Integral’, o encontro, que segue até quinta-feira (21), tem o objetivo de discutir aspectos da construção e da operacionalização do currículo pedagógico nas escolas de educação integral, com gestores, professores, coordenadores pedagógicos e técnicos da rede estadual de ensino.

“O curso é uma das estratégias criadas pelo Programa de Educação Integral (ProEI) para qualificar a implementação da oferta nas escolas. A gente entende que a formação dos professores é de extrema importância para aprimorar a prática docente, focando a formação humana dos estudantes”, afirma o coordenador de Educação Integral da Secretaria da Educação do Estado, Analdino Filho.

Novo modelo 

Para a professora de língua portuguesa do Colégio Estadual Padre Luiz Palmeira, em Ilhéus, no sul da Bahia, Fabiane Teixeira Machado, a formação oferece mais segurança aos profissionais que trabalham com educação integral. “Essa formação é necessária porque estamos implantando um formato novo de educação e nesse momento todo o conhecimento é válido”.

A professora articuladora do Colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães de Aiquara, na região centro sul do estado, Luciara Furtuoso, encontra no curso de formação as ferramentas que precisa para incluir a comunidade escolar na dinâmica da educação integral. “A formação foi pensada de um jeito muito bom. O curso nos ajuda a entender a dimensão do ProEI e nos dá as ferramentas necessárias para instrumentalizarmos os professores da nossa escola, ampliar a formação dos estudantes e fazer com que os pais também conheçam o programa”.

Formação

Realizado como extensão, com duração de 200 horas, o curso se desdobra em encontros gerais, realizados em Salvador, encontros territoriais e encontros escolares. A iniciativa visa promover a formação em educação integral de professores-articuladores, gestores e coordenadores pedagógicos que atuam nas 59 escolas integrantes do ProEI – 28 na capital e 31 no interior.

O Programa de Educação Integral é uma das estratégias da Secretaria da Educação do Estado, no âmbito dos dez Compromissos para fortalecer a escola pública, do Programa Todos pela Escola, visando consolidar a política da Educação Integral para o ensino fundamental II e para o ensino médio, a partir da ampliação dos espaços e tempos de formação dos estudantes na escola.