De 12 a 15 de agosto, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) sedia o 9º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva (SBCMAC), organizado em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Com o tema central ‘Água de Chuva: segurança hídrica para o século XXI’, pesquisadores de todo o país discutem o papel da água de chuva para o abastecimento da sociedade diante de problemas como poluição e escassez dos mananciais tradicionais.

A inscrição pode ser feita no site do simpósio, onde os interessados também encontram a programação e outras informações sobre o evento. Segundo os organizadores do simpósio, o aproveitamento da água de chuva, inclusive na zona urbana, passa por um processo avançado de transição tecnológica que já envolve tomadores de decisão, usuários e fabricantes de materiais e equipamentos, com forte participação da academia.

Diante deste cenário, o evento vai discutir e buscar soluções para problemas como as tecnologias usadas, os cuidados com a saúde humana, dimensionamento ótimo de cisternas, aproveitamento para uso agropecuário, urbano e industrial, manejo de microbacias e o impacto das mudanças climáticas.