A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) promove, nestas segunda e terça-feira (4 e 5), o Seminário sobre o Plano Nacional de Educação. O evento marca o início do movimento de socialização e de discussão sobre as determinações e orientações do novo Plano Nacional de Educação (PNE) frente aos desafios da educação básica e superior em todas as dimensões.

Nesta segunda, o evento aconteceu no Centro de Arte e Cultura da universidade, com palestras do coordenador do Fórum Nacional de Educação e secretário adjunto do Ministério da Educação, Francisco das Chagas Fernandes, do coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, e da professora titular da PUC Goiás, Íria Brzezinski

O PNE, que foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff no dia 25 de junho, sem vetos à versão aprovada pelo Congresso Nacional, estabelece as estratégias das políticas de educação para o Brasil pelos próximos dez anos. Um dos principais pontos do plano é a ampliação do financiamento da educação pública, chegando em até dez anos a 10% do Produto Interno Bruto (PIB).

Nesta terça (5), o seminário prossegue no Auditório Pofessor Altamirando Marques (Pavilhão de Direito), com discussão sobre os desafios e o papel das universidades no âmbito da formação de professores a partir do novo PNE.