Estudantes da rede estadual participaram, nesta sexta-feira (22), da videoconferência ‘De Olho no Enem’. O evento, realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, aconteceu no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Avenida Paralela, em Salvador, e foi retransmitido para as telessalas das Diretorias Regionais de Educação (Direc).

A videoconferência tratou de temas como oferta de vagas no ensino superior, o ‘Ambiente Educacional Web’, disponível no Portal da Educação, e dicas de estudos, mobilizando estudantes da rede que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 8 e 9 de novembro.

“Todo o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação visa garantir o direito de vocês, estudantes, de aprender. Vocês têm que responder às questões do Enem e, para isso, é preciso estudar. Cabe também, a cada um, ter uma postura proativa frente aos estudos. Vocês são talentosos, mas sempre é necessário estudar muito”, afirmou a diretora-geral do IAT, Irene Cazorla.

Em cada videoconferência, haverá um grupo de professores de diferentes eixos curriculares organizados por áreas do conhecimento. Os próximos encontros vão apresentar aulas temáticas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

Dedicação e estímulo

A superintendente de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional da Secretaria da Educação do Estado, Eni Bastos, chamou a atenção da plateia estudantil para a importância da dedicação como forma de garantir o sucesso profissional. “O Enem ocupa, cada vez mais, espaço entre os processos seletivos para o acesso às universidades. O estudante da rede tem que se preparar para ocupar a metade das vagas das universidades públicas, que são suas por direito conquistado. É importante que todos garantam a presença nos dias das provas”.

A estudante Ana Caroline das Neves, aluna do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira e mestre de cerimônia da videoconferência, destacou que a atividade é um estímulo para quem vai realizar as provas. “O encontro traz uma dinâmica interessante porque fala de todos os temas que vão ser abordados no Enem de uma forma descontraída, direta e focada, o que, para nós, estudantes, é muito importante já que o conteúdo é extenso”.