Depois de conquistar o campeonato baiano na categoria Kumitê individual e por equipe em meados deste mês, o carateca Milton Menezes, 24 anos, disputa nestes sábado e domingo (30 e 31) o Premier League Okinawa no Japão, evento reconhecido e apoiado pelo World Karate Federation (WKF), que reunirá os melhores competidores do mundo.

Primeiro no ranking nacional e 14º no ranking mundial da WKF, Milton começou a praticar o esporte há 20 anos. Beneficiado pelo FazAtleta, programa de incentivo ao esporte amador olímpico e paralímpico do Governo do Estado, o jovem é um colecionador de títulos.

Tricampeão mundial, somente este ano, ele acrescentou ao currículo o título de campeão Pan-Americano por equipe Kumitê e 5º lugar no individual, 3º lugar no Premier League da Indonésia, 5º lugar no Open de Paris, 5º nos Jogos Sul-Americanos e 3º no Open de Las Vegas.

“Além de estar competindo com os melhores do mundo em minha categoria, o campeonato é uma forma de buscar mais conhecimento e aperfeiçoamento do esporte”, aformou o atleta, que tem a expectativa de conquistar um lugar ao pódio.

Antes de embarcar para a Ásia, Milton passou alguns dias em São Paulo, treinando com outros caratecas da equipe que disputará o mundial. Ele será o único na categoria Kumitê Senior até 75 quilos a representar a Bahia e o Brasil em Okinawa. Além dele, o gaúcho Douglas Brose e a fluminense Larissa Barbosa Braga estão confirmados na competição.

Para Milton, além de aprender a cultura milenar de respeito, o karatê “é tudo”. Ele treina seis horas por dia e a cada dia, sobe mais um degrau. “Entre os melhores do mundo, saiu do 46º lugar para o 14º”, diz a mãe do atleta, Marcia Menezes. Ela disse que depois do Japão, o atleta estará na Turquia, onde disputará o Premier League em Istambul, nos dias 6 e 7 de setembro.