Primeiro lugar no ranking nacional, na categoria 16/17 anos, a baiana de Salvador, Beatriz Dumet Aguiar, se encontra no Canadá participando do Mundial de Triathlon 2014. Outros 93 brasileiros estão inscritos para as diversas categorias dos Mundiais de Triathlon, em Edmonton, além da Grand Final da Série Mundial de Triathlon (WTS) para os atletas da elite. Participante do Programa de Incentivo ao Esporte Amador do Estado da Bahia (FazAtleta), Beatriz é uma das esperanças do esporte baiano para as Olimpíadas de Tóquio em 2020.

Desenvolvido pelo Governo da Bahia, por meio das secretarias estaduais do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Fazenda (Sefaz), o FazAtleta objetiva promover o desenvolvimento do esporte amador na Bahia. Desde 2007, foram aprovados R$ 25 milhões em apoio a 644 projetos, beneficiando diretamente mais de 500 atletas e equipes.

Incentivo fiscal

Criado pela Lei Estadual nº 7539, de 24 de novembro de 1999, o FazAtleta concede abatimento no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) à empresa que apoiar, financeiramente, projetos aprovados pela Setre na área do esporte amador, inclusive atletas que disputam modalidades olímpicas e paralímpicas.

O incentivo fiscal é limitado ao máximo de 5% do ICMS a recolher, não podendo exceder 80% do valor total do projeto a receber incentivo. Para fazer jus ao abatimento, o ‘empresário-patrocinador’ deve contribuir por meio de recursos próprios equivalentes ao mínimo de 20% do total do projeto esportivo.

Além da triatleta Beatriz Dumet, estão entre os principais beneficiados pelo programa o jovem Allan do Carmo, 1º do ranking mundial de Maratonas Aquáticas; Bruno Jacob, 3º do ranking mundial de Jet Ski; e Thiago Silva, campeão brasileiro de natação nos 400 metros livres, na categoria Infantil 1, entre outros nomes do esporte local.