O Procon-BA, Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor, continuou na última quarta-feira (13) a “Operação Bancos”, em cumprimento às denúncias realizadas por consumidores. A ação tem como objetivo verificar se as agências bancárias da capital baiana estão cumprindo a legislação em relação ao prazo máximo de espera pelo usuário para atendimento no setor de caixas das agências bancárias em funcionamento.

Ao longo do dia, foi autuada a agência da Caixa Econômica Federal, localizada no Shopping Barra, pelas irregularidades de descumprimento do tempo máximo de atendimento (15 minutos) para o setor de caixa, e ausência de exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC), em local visível e de fácil acesso no estabelecimento.

As agências do Banco Santander, localizada no Acupe de Brotas; do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, ambas localizadas no bairro de Brotas; e do Banco Bradesco, localizada no Vitória Center, também foram fiscalizadas e não apresentaram irregularidades.

Durante a ação, são verificados aspectos, como cumprimento do tempo máximo de atendimento (15 minutos), em dias normais, para o setor de caixa das agências bancárias; monitoramento de câmeras no setor de atendimento dos caixas eletrônicos; disponibilização de no mínimo dois seguranças nas áreas de atendimento 24 horas; disponibilização de caixas exclusivos para atendimento preferencial, tanto no autoatendimento como no interior da agência; uso de aparelho celular no interior da agência; instalação de divisórias opacas nos caixas de atendimento; descumprimento das demais normas estabelecidas no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e legislação correlata.