Para prestar esclarecimentos acerca do brinquedo ‘Táxi Maluco’, que apresenta risco para a criança em decorrência do pino em formato de boneco estar soltando facilmente, a empresa Elka Plásticos Ltda foi notificada pelo Procon-BA, Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor.

O recall divulgado pela empresa solicita a substituição de 2.333 produtos colocados no mercado de consumo, com numeração de lote 90776/11. O risco é que a peça ao soltar possa gerar partes pequenas, levando a criança a engolir algum fragmento.

De acordo com o Procon, a empresa deixou de informar adequadamente a situação ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC). Por isso foi notificada a apresentar, no prazo de dez dias, diversos esclarecimentos como o número de produtos afetados na Bahia, data e modo de constatação do defeito, descrição pormenorizada do risco e as implicações no Aviso de Risco aos consumidores, além de adequado plano de mídia, informando data, hora e custo das inserções.

“O Procon-BA tem o papel institucional de proteger os direitos da população, em especial no que se refere à saúde e segurança dos consumidores infantis, bem como coibir práticas que causem eventuais acidentes de consumo”, ressalta o superintendente do órgão, Ricardo Maurício Freire Soares.