As comemorações do centenário de nascimento do economista, advogado e professor baiano Rômulo Almeida foram iniciadas na manhã desta segunda-feira (18), com homenagem no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Canela, em Salvador. O evento teve a participação de autoridades e familiares do economista.

O governador Jaques Wagner destacou, em seu discurso, a atuação de Rômulo Almeida no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e no Banco do Nordeste do Brasil (BNB), bem como no planejamento e desenvolvimento de obras importantes para a Bahia, a exemplo da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e a BR-116 (Rio-Bahia).

“Rômulo é um dos baianos e brasileiros da melhor seiva. Um homem comprometido com a nossa terra e a nossa gente. Foi um homem que pensou grande. Hoje a Bahia e o Brasil vivem um momento que Rômulo seguramente se orgulharia, com mais espaço e oportunidades para a juventude e mais justiça social”, disse o governador.

Durante o evento, o presidente do Instituto Rômulo Almeida de Altos Estudos (Irae), Aristeu Barretto, assinou convênios e parceiras com a Ufba, com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e com a Federação das Indústrias da Bahia (Fieb).

Inspiração

Para a reitora da Ufba, Dora Leal Rosa, as ideias do economista continuam atuais. “É uma satisfação receber este evento. Rômulo foi professor da nossa universidade, da Faculdade de Economia. Então, nós temos uma forte ligação. Minha compreensão da contemporaneidade de Rômulo diz respeito às preocupações dele com a formação de quadros para a gestão pública e com as políticas para ciência e inovação”.

Já o organizador do centenário e sobrinho do homenageado, Flávio Almeida, acredita que a história de Rômulo Almeida pode servir de inspiração para as novas gerações. “Visitamos instituições e universidades no interior da Bahia e percebemos que a lembrança de Rômulo era muito restrita. Isso nos deu ânimo para fortalecer esse trabalho do Irae de não só divulgar as realizações de Rômulo, mas de mostrar para a juventude e para os pequenos empresários que os sonhos deles não são diferentes, basta perseverar”.

A programação continua até dezembro, quando será realizado o Fórum Econômico Nacional, nos dias 9 e 10, no Auditório da Fieb. Mais informações sobre as comemorações podem ser encontradas no site do centenário.