Para discutir as ações de proteção e fortalecimento dos terreiros de candomblé pelo governo do estado da Bahia, o Instituto de Patrimônio e Artístico e Cultural (Ipac) e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) promovem o ‘Ciclo de Debates sobre os Espaços de Terreiros’.

Os encontros serão realizados durante os meses de agosto e setembro. A primeira etapa ocorre no dia 20 de agosto, das 8h30 às 17h30, no Auditório da Biblioteca Central dos Barris, em Salvador, com a discussão dos temas ‘Salvaguardas de Espaços de Terreiros’ e ‘Regularização Fundiária e Justiça fiscal’.

A iniciativa surgiu a partir de demandas dos povos de terreiros, que têm apresentado necessidades diversas relacionadas à preservação, manutenção, regularização fundiária e fiscal dos espaços de culto, além da valorização e do reconhecimento como elementos essenciais na formação da história e da cultura brasileira.

A temática ganhou força com a recente promulgação do Estatuto da Igualdade Racial (Lei 13.182/2014), que trouxe, entre as prioridades, a discussão em torno da regularização fundiária dos terrenos em que se situam templos e espaços de culto das religiões afro-brasileiras. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (71) 3103-1481/1488 ou pelo e-mail hilma.santos@sepromi.ba.gov.br