Com o objetivo de valorizar e estimular as habilidades artísticas dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e educadores, a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e de Combate à Pobreza (Sedes), inicia nesta quinta-feira (7) as apresentações externas do 9º Festival de Artes Fundac (Fundart).

A primeira exposição será no Teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas de Feira de Santana (CDL), reunindo as produções artísticas dos educandos e educadores das Cases Zilda Arns e Juiz Melo Matos. As apresentações de teatro, dança, música, artesanato, pintura e poesia estão marcadas para começar às 14h de quinta.

Em Salvador, as apresentações começam no dia 12, às 14h, no Teatro do Irdeb, com a participação dos educandos da Case Cia. Em seguida, dia 13, é a vez dos adolescentes atendidos no Centro de Cultura e Arte Pelourinho (Cecap). No dia 14 se apresentam a Case Salvador e a Case Feminina.

Acompanhadas por convidados e familiares dos jovens, as apresentações têm participações das bandas Didá, Erê Ilê Aiyê, Quixabeira da Matinha e Dionorina e dos grupos de dança Og2, Arcabo e Black Dance Hip Hop. O encerramento do festival será no dia 20, às 14h, no Teatro Casa do Comércio, na capital baiana, reunindo a cantora Juliana Ribeiro e Filhas de Gandhy, além de educandos, profissionais do atendimento socioeducativo e convidados.

Oficinas

O Festival de Artes Fundac acontece todos os anos, com o objetivo de expor as produções artísticas de socioeducandos e educadores, realizadas nas oficinas de arte educação das unidades da Fundac, valorizando e potencializando as habilidades dos jovens. O festival é dividido em quatros etapas – produção nas oficinas de arte; mostras internas, que acontecem nas unidades; mostras externas, com o público formado por educandos e profissionais de outras unidades e convidados; e o encerramento, que reúne todos os participantes e convidados.