O município de Caatiba, localizado no centro sul da Bahia, ganhará uma fábrica de calçadas ainda no segundo semestre de 2014, que irá impulsionar a economia da região. Acompanhado de Edilson Soares, um dos diretores da indústria catarinense Bárbara Krás Calçadista, o governador Jaques Wagner anunciou, nesta terça-feira (5), que a cidade terá novamente uma indústria do segmento. A expectativa é que sejam gerados entre 250 e 300 empregos diretos, por meio do investimento privado da ordem de R$ 3 milhões.

“Estamos empenhados em reocupar com novas fábricas, como a Bárbara Krás aqui em Caatiba, todos os galpões que foram utilizados pela Azaléia na Bahia”, afirmou o governador. A instalação da unidade em Caatiba, cidade que possui em torno de 12 mil habitantes, é resultado de incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado, que irão garantir a implantação da fábrica no município.

De acordo com o empresário Edilson Soares, outro motivo que resultou na expansão da empresa na Bahia é a mão de obra avaliada por ele como de “altíssima qualidade”. A fábrica, que é de Santa Catarina, atualmente já dispõe de uma unidade no município de Itambé.

O local onde funcionará a nova indústria da Bárbara Krás já foi desocupado pela Prefeitura de Caatiba e deve ser equipado nos próximos meses para entrar em plena operação. O governador Jaques Wagner visitou o galpão, acompanhado de autoridades locais e do secretário estadual de Relações Institucionais, Cícero Monteiro. Segundo o consultor da empresa catarinense, Joel Coelho, a meta é produzir entre 2,5 mil e 3 mil pares de calçados diversos por dia.

Rastreamento do Câncer de Mama

Na oportunidade, Jaques Wagner acompanhou o andamento do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama em Caatiba, que, desde o dia 1º deste mês, já realizou mamografias em 308 mulheres. “Estamos trazendo aqui, com este programa de saúde, os equipamentos mais modernos para realização de exames com excelente qualidade de imagem, da mesma forma que é feito nas melhores clínicas de Salvador”, destacou o governador.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica de Caatiba, até o final do atendimento desta terça-feira, o total de 570 mulheres, com idade entre 50 e 69 anos, terá realizado o exame gratuitamente.

Muitas donas de casa deixaram de lado os afazeres domésticos e compareceram à unidade móvel do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama para fazer o exame, entre elas, Clarina Rodrigues, 52 anos, e Rosenilde de Sousa, 65. As duas afirmaram estar convictas de que a prevenção é o melhor remédio para uma vida saudável. “É muito bom pra saúde da gente descobrir mais cedo [se está com a doença]. O importante é isso”, disse dona Rosenilde.

“É melhor a gente cuidar antes do que esperar a doença chegar”, afirmou Clarina. Ela soube da estratégia itinerante por meio dos agentes de saúde que mobilizaram as mulheres da sede municipal e também da zona rural.

Além da mamografia, as mulheres participantes do programa, que apresentarem alguma alteração na mama, são encaminhadas a exames complementares e, se confirmada a doença, é iniciado o tratamento, que inclui cirurgia, quimioterapia, radioterapia e prótese de silicone.

Praça de eventos

Ainda em Caatiba, o governador visitou as obras em andamento na Praça de Eventos Clériston Andrade. Com recursos de R$ 298 mil, da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), até o final do ano, a praça será a mais nova opção de lazer da cidade.


Publicada às 12h20
Atualizada às 15h20

Fábrica Bárbara Krás Calçados