A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), por meio do Programa de Mobilidade Urbana, inaugura nesta quinta-feira (14), às 9h, a pavimentação de sete ruas no bairro Curral Novo no município de Jequié, no centro sul baiano, que receberam cobertura em paralelepípedo e meio-fio.

Na ocasião, o presidente da Conder, Ubiratan Cardoso, fará uma visita técnica às obras iniciadas em mais 15 ruas e travessas nos bairros do Jequiezinho, Itaigara e centro da cidade. O projeto ainda contempla a requalificação das vias do entorno das praças Arthur Alves Pereira, da Bandeira, do Viveiro e Antônio Félix de Brito (Corpo de Bombeiros).

Os recursos para a realização da obra são provenientes do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e Governo do Estado, totalizando investimento de mais de R$ 3 milhões para beneficiar cerca de 150 mil habitantes.

Vitória da Conquista

No mesmo dia à tarde, Cardoso vai ao município de Vitória da Conquista, no sudoeste, para vistoriar conclusão do novo Mercado Popular, um investimento de R$ 5,5 milhões do Governo do Estado. Ele estará acompanhado do diretor de Equipamentos e Qualificação Urbanística, Airton Maia.

Com as obras praticamente finalizadas, restando apenas parte da urbanização da área externa, que inclui a implantação de passeios, o centro comercial atende a reivindicação dos comerciantes locais de artigos populares, que trabalhavam sem a infraestrutura adequada na antiga área conhecida como ‘Feira do Paraguai’.

O novo espaço comercial ocupa área construída de 2.031 metros quadrados, onde estão distribuídos 302 boxes comerciais, e ainda as áreas de circulação e serviço, baterias de sanitários, escadarias e rampas de acesso. Além da urbanização da área externa, as obras contemplam a pavimentação asfáltica das ruas do entorno.

Ressaltando o empenho do governo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), e a parceria estabelecida com a prefeitura municipal, o presidente da Conder destaca os benefícios do novo empreendimento. “Os moradores de Vitória da Conquista e de toda a região sudoeste terão em breve um espaço moderno e seguro, que irá dinamizar a economia, fortalecendo as atividades comerciais e a geração de emprego e renda”.