Os geólogos João Batista Andrade, da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e Mauro Prado, da empresa Schlumberger Water Services, realizaram palestra sobre a Importância da Modelagem de Aquíferos – Estudo de Caso da Bacia do Tucano Central, no 12° Momento de Intercâmbio, em Brasília, a convite do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

O evento aconteceu esta semana, na sede do IICA, um organismo internacional, fundado em 1942, vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA) e especializado em agricultura e bem estar rural. Também participaram representantes de diversos órgãos de ministérios e agências.

Pelo estado da Bahia, estavam presentes técnicos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), autarquia da Secretaria do Desenvolvimento e Integral Regional (Sedir), e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Durante o evento foi mostrado um panorama geral da Bacia do Tucano, nos aspectos fisiográficos, estratégicos e hidrogeológicos, e apresentados os estudos de modelagens conceitual e matemática executados e seus resultados.

Entre os participantes houve um consenso sobre a importância da Bacia do Tucano para o abastecimento de água da região nordeste da Bahia e a necessidade de monitoramento permanente da sua exploração, permitindo uma gestão eficiente do aquífero.