Jovens do Subúrbio Ferroviário de Salvador assistiram gratuitamente, na tarde deste sábado (23), à peça ‘O pequeno conselheiro da rainha’, no Teatro Jorge Amado, na Pituba. A iniciativa, organizada pela Base Comunitária de Segurança (BCS) de Fazenda Coutos, com apoio da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra), levou ao espetáculo cerca de 25 crianças e adolescentes de duas escolas e uma creche dos bairros de Fazenda Coutos e Paripe.
Acompanhado de pais e funcionários das escolas, o grupo foi conduzido ao teatro por um ônibus disponibilizado pela Seinfra e escoltado por policiais militares. Um dos organizadores da ação em Fazenda Coutos, o soldado Sandro Reis, explica que a atividade faz parte do Programa Educacional de Resistência à Droga e à Violência (Proerd). “Entendemos que educação é também uma forma de prevenção e isso muda a vida destes jovens. Muitos deles têm o sonho de ir a um jogo de futebol, ver uma peça de teatro, mas não têm condições de ir. Atividades como esta tornam esses desejos possíveis”.

Essa não é a primeira vez que jovens do Subúrbio participam da ação, que já foi realizada cerca de 10 vezes, desde o ano passado. Mas muitos entraram no teatro pela primeira vez neste sábado (15), como a estudante Carine Silva, 15 anos. “É muito diferente ver de perto o que antes só tinha visto pela televisão. Eu imaginava muitas coisas de como seria o teatro, mas vendo pessoalmente é outra emoção”.

Para os envolvidos no espetáculo, não é diferente. A peça ‘O pequeno conselheiro da rainha’, que faz uma reflexão sobre o trabalho infantil e o papel das crianças nesse contexto, já recebeu outros grupos como esse e se envolve com o público, de acordo com a produtora do espetáculo, Cristina Oliveira. “Toda a produção e elenco da peça recebe com muito entusiasmo essas crianças. Apoiamos sempre essa vinda das comunidades ao teatro, porque acreditamos que a arte é também uma forma de educar, de ensinar, e de mudar realidades”.