Quase 10 anos dedicados à criação de peças do vestuário masculino e feminino com originalidade, jovialidade e uma certeza: “Me considero uma empresária de sucesso porque, hoje, a gente consegue ver o reconhecimento do meu trabalho não só na Bahia, mas em todo o Brasil”. A afirmação é da baiana, nascida em Cruz das Almas, Najara “Black” Souza, 31 anos, durante exposição de algumas de suas criações no Seminário Mulher Negra e Empreendedora, que está sendo realizado durante toda esta quinta-feira (21), no Hotel Fiesta, em Salvador.

“Quando pensei em criar a marca, identifiquei que no mercado havia carência de uma moda afro que conversasse com os jovens, que falasse algo mais contemporâneo, atual”, explicou Najara, que há dois anos realizou o sonho de ter o próprio espaço para vendas, localizado na avenida Carlos Gomes, região central da cidade. Além de exposição de peças exclusivas como roupas, turbantes e acessórios, quem participa do evento tem a possibilidade de usufruir de uma extensa programação que terá, as 18h, um talk show mediado pela jornalista Glória Maria.

Ávida por informações que possam alavancar a atividade gastronômica, que ela mesma define como “restaurante identitário”, a pedagoga e microempresária do bairro da Liberdade, Valdíria Lopes, 52, é uma das centenas de soteropolitanas que participam do seminário. “Funciona na minha casa. Não é um ponto comercial, mas uma residência que abro para receber pessoas, em um espaço decorado, na minha concepção, como senzala”.

Para Valdíria, o ditado “a união faz a força” deve ser seguido à risca, e sair da informalidade foi caminho escolhido para obter êxito na atividade comercial. “Acredito que não só as mulheres, mas o povo negro não pode mais ser apenas consumidor, precisamos ser produtores. Minha intenção aqui é divulgar o meu projeto e buscar experiência com outras colegas”.

Mercado de trabalho

Acompanhada do superintendente do Sebrae na Bahia, Edival Passos, a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa, realizou a abertura do seminário pela manhã. Na oportunidade, ela reiterou que o poder público e instituições parceiras devem se articular para que a mulher negra ocupe o seu lugar no mercado de trabalho. “Geralmente, as mulheres negras estão mais no trabalho privado, doméstico, especialmente, e às vezes informal, mesmo com os avanços que tivemos. Eventos como este ajudam a fazer com que a autoestima da mulher negra se eleve e esta busca incessante pelo empreendedorismo possa ser reafirmada a cada dia”.

Já Edival Passos defendeu que, a exemplo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que destina uma linha de crédito específica para as trabalhadoras rurais, as mulheres residentes nas zonas urbanas também deveriam dispor de incentivos neste sentido. “Os estudos e as pesquisas demonstram que a mulher é tão importante quanto o homem, no ponto de vista da produção econômica”.

Ainda de acordo com o titular do Sebrae no estado, os setores de serviços e comércio são onde se evidencia o crescimento do empreendedorismo feminino. “No Brasil, os empreendimentos iniciais com até 42 meses de existência são femininos. Isso demonstra que as mulheres estão descobrindo na atividade econômica uma forma de produzir, gerar renda e se realizar, inclusive”.

Inscrições

Para participar do Seminário Mulher Negra e Empreendedora, basta comparecer ao Fiesta Hotel, no bairro do Itaigara, com duas latas de leite em pó e se inscrever. Conforme a coordenadora administrativa das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Rita Loureiro, a expectativa é que, até o final da tarde, sejam arrecadadas 800 latas de leite. “Já estamos nesta parceria com o Sebrae pelo terceiro ano. Nós arrecadamos, quantificamos e depois distribuímos para instituições mais necessitadas, que foram identificadas pela diretoria operacional [da VSBA]”.

Programação desta tarde

O evento, que teve início às 8h desta quinta-feira (21), com intervalo para almoço às 12h, segue na parte da tarde, a partir das 13h30, no Hotel Fiesta, em Salvador. Às 18h, será realizado o Talk Show Mulher, Negra e Empreendedora, com mediação da jornalista Glória Maria, e convidadas como Dadá e Negra Jhô. Confira programação:

13h30: Case de Sucesso Mulher Empreendedora
Antonia Joyce Venâncio (Empresária – loja Preta Pretinha)
14h30: Oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas nas compras governamentais (Sebrae/BA)
15h30: Moda e Estética Afro: Empreendedorismo e Ativismo Político
Carol Barreto – estilista e professora de Estudo de Gênero e Diversidade da UFBA
16h30: Moda e Confecção (NeGrif e NBlack)
17h: Intervalo
18h: Talk Show Mulher, Negra e Empreendedora (Mediação da jornalista Glória Maria)
20h: Encerramento – Apresentação cultural das Filhas de Gandhy