A Bahia marcará o recomeço do programa Divisa Segura, decisão tomada nesta sexta-feira (8) no Encontro dos Chefes de Organismos de Inteligência e Gestores dos Sistemas de Informação de Segurança Pública (Enchoi) – Etapa Nordeste, realizado na Paraíba. Com a reorganização do programa, as secretarias da Segurança Pública dos estados nordestinos, em conjunto com as polícias Federal e Rodoviária Federal e o Exército Brasileiro, vão atuar de forma integrada com o objetivo de reduzir alguns índices de criminalidades em toda a região, entre eles o de assalto a banco.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a secretária Nacional de Segurança Pública (Senasp), Regina Miki, participaram da reunião ao lado de representantes da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), do Exército, da Polícia Federal e Rodoviária Federal.

Na pauta, a busca por ações mais repressivas e eficazes nas explosões a caixa eletrônicos no Nordeste e, ainda, a articulação de operações nas divisas estaduais, seguindo um modelo mais integrado de Segurança Pública adotado durante o período de realização da Copa do Mundo no Brasil.

Trabalho integrado

Para o ministro, o importante é manter sempre o foco na integração de forças policiais, construindo novos paradigmas para o enfrentamento do crime organizado e de quadrilhas que agem nas cidades do interior nordestino, usando explosivo contra instituições bancárias.

“É necessário a criação de uma estrutura que dê cobertura a todas as ações realizadas na região Nordeste. Nossa ideia é ter um conselho que não só fiscalizaria, mas que coordenaria as iniciativas de cada um dos nove estados. Só assim seria possível criar a base de um trabalho policial integrado e apoiado em sistemas de inteligências. Teríamos, neste conselho, um secretário de cada estado, um representante da Polícia Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal. Este evento é para discutirmos isto melhor e apressar o processo de reorganização do programa Divisa Segura”, disse José Eduardo Cardozo.

CICC baiano

Nestas quinta e sexta-feira (7 e 8), o secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa, discutiu o planejamento da operação com os demais gestores. Toda a ação policial, que terá foco inicial no combate mais intenso a crimes contra instituições financeiras com a utilização de explosivos (ataques a caixas eletrônicos), será monitorada pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) baiano, localizado em Salvador.

Até o início do programa, outras reuniões entre os gestores da pasta no Nordeste devem acontecer, inclusive com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Na apresentação do balanço das operações da Copa do Mundo, Cardozo já havia anunciado a intensificação do trabalho integrado entre os estados, com o objetivo de desarticular grandes quadrilhas, dificultar a entrada de drogas e explosivos no país.

Para o gestor da SSP-BA, a iniciativa representará um grande avanço na segurança de toda a região nordeste. “A operação vai começar com foco na repressão a quadrilhas especializadas em ataque a caixas eletrônicos, crimes em ascensão na maioria dos estados”, concluiu Barbosa.