Uma operação deflagrada no fim de semana pelo Departamento de Narcóticos (Denarc), para o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, resultou na desarticulação de uma quadrilha de traficantes com ramificações nas localidades de Vila Praiana, Itinga, Caji, Vida Nova, no município de Lauro de Freitas, além de Vila Matos, em Ondina, e Marotinho, no bairro de São Caetano, em Salvador.

Doze mandados de prisão foram cumpridos, entre eles, o do líder do tráfico em Portão, Djavan dos Santos Conceição, 27 anos. Ele e outros sete comparsas foram apresentados à imprensa, na tarde desta segunda-feira (25), no auditório do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Pituba, pelos delegados André Viana, diretor do Denarc, e Jamal Youssef Amad, do DHPP.

Além de Djavan, foram presos Armando Santos de Jesus, Emerson Cosme Anjos dos Santos, Edson Santos Cruz, Rogério Pereira Sampaio, Ericson Anjos dos Santos, Ivanilton dos Santos Caminha, Florisvaldo Silva da Hora, Leonardo Costa Nonato, Luana da Paixão dos Santos, Tatiane Silva de Oliveira Souza e Luciene dos Nascimento Xavier.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão, expedidos pela Vara de Execuções Penais de Lauro de Freitas, foram cumpridos por cerca de 100 policiais do Denarc, DHPP e Centro de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil. Todos os presos responderão por tráfico e associação para o tráfico. Foram apreendidas ainda pequenas porções de crack, cocaína e maconha, além de munições para calibres 38, ponto 40 e 45. A quadrilha será encaminhada ao sistema prisional.

Chacinas

Djavan é apontado como mentor de duas chacinas nas localidades de Pé Preto, em Lauro de Freitas, no ano de 2011, e Buraco da Jia, em Brotas, no ano passado. Suspeito de envolvimento em assaltos e arrombamentos de caixas eletrônicos, o criminoso é acuado de controlar o tráfico de drogas nas regiões da Chapada do Rio Vermelho, Alto de Ondina, Vasco do Gama e em Portão. No final de 2012, ele liderou uma fuga de presos no Complexo dos Barris, sendo preso pelo DHPP, poucos meses depois.