Com a apresentação de judô pelos garotos que recebem aulas ministradas por policiais militares aos moradores do bairro na sede da unidade, a Base de Segurança Comunitária do Calabar comemorou neste sábado (9) o Dia dos Pais. O morador Paulo se emocionou com a apresentação do filho Ítalo, na abertura do evento, e destacou a importância dos projetos implantados pelos policiais militares para a comunidade do Calabar e Alto das Pombas. “É muito bom poder assistir hoje o que meu filho aprendeu e agradeço essa iniciativa da PM, aqui na comunidade”.

O soldado Miranda, um dos instrutores das aulas de judô, levou o filho Cauã, que também participa do projeto, e se satisfeito "em contribuir, por meio do esporte, na educação dessas crianças, que não têm muitas oportunidades. Sinto-me como pai deles também”. Segundo a presidente da associação dos moradores, Nilza de Jesus, "a comunidade percebeu a diminuição da criminalidade, após a instalação da base, e atribui ao trabalho desenvolvido pela PM no local e, em especial, a essa integração com a polícia".

Pacto pela Vida

Inaugurada em abril de 2011, a Base Comunitária de Segurança do Calabar foi à primeira instalada no estado e integra as ações do Programa Pacto Pela Vida, que tem como objetivo reduzir os índices de violência na Bahia. Na BCS, comandada pela capitã Maria Oliveira, além do projeto de judô, também são ministradas aulas de música e de informática, pelo Centro Digital de Cidadania (CDC), proporcionando mais integração entre a Polícia Militar e os moradores.