O traficante Valter dos Santos Júnior, de 20 anos, que confessou participação no assassinato do cabo da Polícia Militar, Clóvis Silva da Paixão, em julho deste ano, na região de Lauro de Freitas, foi apresentado à imprensa na tarde desta terça-feira (19), no auditório do edifício sede da Polícia Civil, na Piedade. Outros dois envolvidos no crime, ocorrido dentro de uma padaria, na localidade de Itinga, estão foragidos, e já tiveram a prisão decretada pela Justiça.

A diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), delegada Fernanda Porfírio, e a titular da 27ª Delegacia Territorial (DT/Itinga), delegada Juceli Rodrigues, conduziram a apresentação do criminoso. Ao ser preso, na quinta-feira (14), na cidade de Umbaúba, em Sergipe, ele confessou ter dado cobertura aos dois comparsas para executarem o PM.

Valter estava escondido na casa de uma tia, no estado vizinho, e foi recambiado para a Bahia por uma equipe da 27ª DT/Itinga, que cumpriu o mandado de prisão preventiva, expedido pela Justiça. Indiciado em inquérito policial por homicídio, Valter dos Santos ainda não tinha passagem pela polícia, e ficará recolhido no Complexo Penitenciário da Mata Escura.

Ao ser reconhecido pelos três traficantes, quando tomava o café da manhã, em uma padaria, na Praça da Caixa D´Água, em Itinga, o policial foi imobilizado, tendo um dos criminosos retirado a pistola da cintura do PM e deflagrado um tiro na cabeça dele. Enquanto seus dois comparsas fugiam, Valter, portando uma arma, impediu que populares e uma equipe do SAMU socorressem a vítima, que morreu no local.