Uma dívida com traficantes que atuam no bairro de Castelo Branco foi o motivo apresentado pelo usuário de drogas Eduardo Romário dos Santos, 28 anos, para atacar a avó, que se recusou a lhe entregar uma TV e um DVD, que seriam utilizados como moeda. Ele foi preso por policiais da 47ª Companhia Independente de Policia Militar (CIPM) de Pau da Lima), que evitaram seu linchamento por vizinhos da idosa, na localidade, na segunda-feira (4).

Eduardo voltou ao local do crime e procurou um pai de santo, que o denunciou à polícia. Apresentado à imprensa, na manhã desta terça-feira (5), no auditório do Departamento de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), na Pituba, o garçom e auxiliar de serviços gerais confessou ter esfaqueado Vanda Margarida dos Santos, 79, diversas vezes.

A casa onde ocorreu o crime pertencia à mãe de Eduardo, mas a avó a frequentava, durante a semana, para cuidar de outro neto, de 10 anos. Quando a idosa percebeu as intenções de Eduardo, começou a gritar e foi esfaqueada. No DHPP, ele disse que não tinha a intenção de matar a avó, mas depois que a feriu no pescoço decidiu não deixá-la viva para evitar que fosse denunciado.

Segundo a delegada Jamila Cidade, titular em exercício da 2ªDH/Central, o garçom fugiu do local levando o televisor, o DVD, um receptor de TV a cabo e R$ 15 em dinheiro. Há dois meses, ele já havia invadido a casa da irmã, em Cosme de Farias, e da mãe, em Castelo Branco, onde matou a avó, para conseguir dinheiro, levando R$ 4 mil.

Depois do homicídio, Eduardo foi à casa de um amigo, em Itapuã, e, quando soube que estava sendo procurado, se escondeu em um barraco abandonado, em Cajazeiras II. Sem histórico de violência, ele mostrou arrependimento durante o depoimento. O suspeito já está no Complexo Penitenciário da Mata Escura.