O novo posto da Rede SAC, localizado no município de Valença, no baixo sul, iniciará atendimento ao público nesta quarta-feira (20). A unidade, que tem capacidade para realizar nove mil atendimentos/mês, reúne oito órgãos públicos diferentes, que irão realizar 169 tipos de serviços, como emissão do documento de identidade e da carteira de trabalho. Mensalmente, o posto irá emitir 2.100 carteiras de identidade (RG) e 1.050 carteiras de trabalho (CTPS). O posto possui 476 metros quadrados de área construída.

O SAC de Valença vai funcionar na Avenida Antônio Carlos Magalhães, s/n, Galpão 1, no bairro de São Félix, e irá contar com o atendimento do Detran; Planserv; Previdência Estadual; Sinebahia; Sefaz Estadual; Receita Federal, para emissão do CPF; e Secretaria de Segurança Pública (SSP), para emissão da carteira de identidade e da certidão negativa de antecedentes criminais. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30.

Região beneficiada

A unidade abrange também os municípios de Aratuípe, Cairu, Gandu, Igrapiúna, Ituberá, Jaguaripe, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Taperoá, Teolândia e Wenceslau Guimarães, circunvizinhos à Valença. Anteriormente, para buscar atendimento na região, era necessário o deslocamento para o posto SAC de Santo Antônio de Jesus, distante 77 quilômetros de Valença.

Rede SAC

Com a abertura do SAC Valença, a rede de postos de Atendimento ao Cidadão praticamente duplica o número de unidades existentes no estado, passando a contar com 53 pontos de atendimento: são 49 postos fixos, entre unidades de pequeno e grande portes, na capital e interior, e três rotas do SAC Móvel, além do SAC Servidor, unidade de atendimento exclusivo ao funcionalismo estadual, com sede em Salvador. Com as novas aquisições da rede em 2014 – a inauguração do SAC Bela Vista na capital, do SAC Paulo Afonso e do Ponto Cidadão de Ipirá – houve ampliação em 93% na capacidade de atendimento da rede em todo a Bahia.