O primeiro posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do município de Valença, na região baixo sul, começou a prestar os serviços à população nesta quinta-feira (21). A 53ª unidade da Rede SAC no estado tem capacidade para realizar nove mil atendimentos mensais, com emissão de 2.100 carteiras de identidade e 1.050 carteiras de trabalho por mês.

“Ninguém precisa se apressar ou acordar de madrugada porque o posto chegou para ficar, vai durar para sempre”, comemorou a gerente da unidade, Maria Helena Cabral, na cerimônia de inauguração realizada na quarta-feira (20), na sede do posto, que fica na Avenida Antônio Carlos Magalhães, no bairro de São Félix.

O aposentado Antônio Martins aprovou a novidade. “Agora vou poder tirar a segunda via da minha carteira de identidade sem precisar acordar às 4h”. Já o comerciante Adilton Santos se animou ao dizer que, quando tiver que renovar a Carteira de Habilitação, poderá fazê-lo perto de casa.

De acordo com o secretário da Administração, Edelvino Góes, em quatro anos, a Rede SAC mais do que duplicou o número de postos existentes no estado. “Com o SAC Valença, alcançamos 37 cidades e a expansão vai continuar”.

Serviços

Resultado do investimento de R$ 800 mil, o SAC Valença possui oito unidades de atendimento distribuídas em 476 metros quadrados, onde são realizados 169 tipos diferentes de serviços. Entre os órgãos parceiros, estão o Detran, Planserv, Previdência Estadual, Serviço de Intermediação de Mão de Obra (SineBahia), Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), Receita Federal – para emissão do CPF -, e Secretaria da Segurança Pública (SSP) – para emissão da carteira de identidade (RG) e da certidão negativa de antecedentes criminais. Além de Valença, o posto beneficia moradores de municípios como Aratuípe, Cairu, Gandu, Igrapiuna, Ituberá, Jaguaripe, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Taperoá e Teolândia.