A tecnologia está presente no dia a dia das pessoas e pode ser usada para massificar e estimular cognitivamente a vida das crianças e adolescentes. Com este propósito, de incentivar o uso da tecnologia a favor da educação, o Parque Tecnológico da Bahia vai sediar o III Campeonato de Robótica Lego, no dia 30, das 8 às 17h, com entrada livre ao público.

O evento, que tem apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), serve como uma prévia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, prevista para outubro deste ano. A competição vai abordar o tema ‘Cidade Sustentável’, onde cerca de 20 instituições de ensino da capital, região metropolitana e interior da Bahia irão apresentar soluções sustentáveis para cada cidade escolhida.

As etapas da competição consistem de pesquisa para identificar os principais problemas que afetam a sociedade, com o intuito de propor soluções inovadoras e de compartilhar as ideias. Depois cada equipe deverá desenvolver um robô autônomo capaz de realizar tarefas específicas no tempo máximo de dois minutos e meio.

A secretária Andrea Mendonça comemora a realização do campeonato de robótica no do Parque Tecnológico, “que é um espaço para o desenvolvimento de tecnologia e inovação. A iniciativa do campeonato ajuda a concretizar o trabalho realizado pela Secti, que está empenhada em popularizar a tecnologia e mostrar os avanços da Robótica Educacional na Bahia”.

A competição busca desafiar crianças e jovens, de 9 a 16 anos, a desenvolverem soluções criativas e inovadoras para problemas reais, por meio da robótica, e envolvê-los no mundo da ciência e tecnologia, encorajando a comunidade e escola na preparação dos líderes e empreendedores do futuro.