Um Grupo de Trabalho (GT) vai apresentar, nesta quarta-feira (20), durante reunião do Conselho Estadual de Cooperativismo, as primeiras propostas para a construção do Plano Estadual de Cooperativismo da Bahia. A reunião será realizada na sede da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), sob a presidência do secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos.

“Este é mais um passo para o fortalecimento do cooperativismo na Bahia. O primeiro foi a instituição, em 2009, da Lei de Apoio ao Cooperativismo, e posteriormente a instalação do conselho. Agora estamos discutindo a criação do Plano Estadual, o que vem confirmar a determinação do governo em fortalecer, cada vez mais, o sistema cooperativista baiano”, disse o secretário.

Taxas reduzidas

Outro assunto do Conselho de Cooperativismo da Bahia será a Resolução 011/2014 da Junta Comercial da Bahia (Juceb), que reduziu o valor cobrado pelos atos das cooperativas baianas. “Esta era uma luta antiga da Oceb e também do Conselho Estadual. Até que, finalmente, no último dia 6 de junho, o pleito foi aprovado por unanimidade na Juceb”, destaca Nilton Vasconcelos.

A nova resolução da Juceb atende ao estado do Nordeste, que concentra o maior número de cooperativas, sendo o 7º em todo o país. Com a resolução, os custos das cooperativas diminuíram bastante. Outro tema, também na pauta dos conselheiros, é o Projeto de Formação para incrementar o ensino do cooperativismo em todo o estado.