A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) apresentou nesta terça-feira (12), no Auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT), em Salvador, o Projeto Ação Integrada, realizado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) do Mato Grosso com apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e que está sendo replicado na Bahia.

“O foco deste projeto é qualificar trabalhadores resgatados em condições análogas ao trabalho escravo, oferecendo cursos de elevação de escolaridade, para depois inseri-los no mercado de trabalho formal”, explica Patrícia Lima, coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD) e assessora especial da Setre.

O Projeto Ação Integrada foi apresentado no seminário ‘Enfrentamento ao Trabalho Escravo: Modalidade de Tráfico de Pessoas para fins de Exploração Econômica’, realizado pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), por meio do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), como parte das comemorações do Dia Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Durante todo o dia, foram realizadas palestras. O secretário interino da SJCDH, José Reginaldo Souza Silva, fez a abertura do encontro, seguido do oficial de projetos da OIT, Antonio Mello, que falou sobre o ‘Trabalho Análogo ao Escravo’, abordando o contexto atual e a atuação da instituição. Em seguida, o procurador regional do Trabalho, Jairo Sento Sé, falou sobre a ‘Atuação do Ministério Público do Trabalho (MPT) na prevenção e enfrentamento do problema’.

No início da tarde, a gerente do projeto Geografar, da Universidade Federal da Bahia, Iara Gomes, apresentou as últimas pesquisas realizadas pelo projeto da Ufba sobre os ‘Gatos’ – pessoas que aliciam trabalhadores para atuar nos grandes empreendimentos do agronegócio. Logo após a apresentação de Patrícia Lima houve debate.