A população do município de São Desidério, no extremo oeste do estado, está comemorando a chegada do Programa de Microcrédito do Estado da Bahia (CrediBahia) e do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia). A inauguração das duas unidades de atendimento da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) ocorreu nesta quinta-feira (7), na rua Dr. Valério Brito, nº 325, no centro da cidade.

Antes da cerimônia, os técnicos da Setre, Antonio Pimenta e Joviniano Queiroz, realizaram uma audiência pública no Centro Cultural. Eles explicaram o que é o CrediBahia e as taxas de juros abaixo do padrão do mercado, além dos serviços oferecidos pelo SineBahia, como intermediação para o trabalho, habilitação para o seguro-desemprego, inscrição para cursos de qualificação e emissão da Carteira do Trabalho.

O CrediBahia capacita gerencialmente os empreendedores de micro e pequenos negócios, e oferece crédito para os que não conseguem acesso ao sistema financeiro tradicional. Entre abril de 2002 e junho deste ano, o programa liberou R$ 236, 1 milhões por meio de 127.953 contratos.

O prefeito de São Desidério, Ademilton Barbosa dos Santos, disse que a chegada das unidades do SineBahia e do CrediBahia vai ajudar significativamente o desenvolvimento do município, “principalmente porque vai facilitar o atendimento ao trabalhador e proporcionará incremento na geração de renda para os pequenos empreendedores”.

Localizado no Território de Identidade Bacia do Rio Grande, São Desidério possui população superior a 27 mil habitantes, dos quais mais de oito mil (31%) estão na área urbana e cerca de 19 mil (69%) na área rural, segundo dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010. A principal atividade econômica do município é o agronegócio.