Os ferries Dorival Caymmi e Zumbi dos Palmares, adquiridos pelo Governo do Estado, na Grécia, são vistoriados pela Receita Federal e Anvisa nesta terça-feira (19), e, posteriormente, serão encaminhadas à Base Naval de Aratu, atendendo procedimentos legais, antes da sua liberação para operar na travessia Bom Despacho – São Joaquim, o que deve acontecer nos próximos 20 dias.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária , Anvisa, irá checar as condições sanitárias das embarcações, a saúde dos tripulantes e verificar se não há áreas com indícios de doenças transmissíveis nas embarcações. Quanto à fiscalização aduaneira, trata-se de um procedimento padrão da Receita Federal visando registrar a entrada e saída do país de mercadorias através dos portos, aeroportos e fronteiras terrestres.

Após liberados, Dorival Caymmi e Zumbi dos Palmares ficarão atracados na Base Naval de Aratu para inspeções técnica conforme as convenções e códigos internacionais ratificados pelo Brasil e as normas nacionais pertinentes à segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição ambiental. As embarcações, projetadas para navegar em águas tranquilas, foram submetidas a adaptações para atravessar o Oceano Atlântico com segurança que serão retiradas antes de entrar em operação.

Início da operação

As duas embarcações, assim que iniciarem as operações, dobrarão a capacidade de transporte de carros e aumentarão em 75% a de passageiros, proporcionando menor tempo de espera nas filas por parte dos usuários. E o tempo de travessia também será menor, estimado em 35 minutos. Atualmente, os ferries Anna Nery e Ivete Sangalo fazem o trajeto em 45 minutos.

Juntos, eles comportam 350 veículos e 3.100 passageiros, ou seja, será possível promover a travessia de 750.000 veículos/ano, além de 4,5 milhões de passageiros. Os ferries também possuem manobra facilitada (saída para os dois lados, o que evita manobras).