O Governo da Bahia está participando nestas segunda e terça-feira (11 e 12) de seminário da Unidade Temática Turismo (UTT) da Rede Mercocidades, que acontece em Buenos Aires (Argentina), coordenadora do colegiado. O evento reúne representantes dos setores público, empresarial e acadêmico, para debates sobre os avanços do plano de ação traçado para 2014. O grupo analisa ainda propostas de criação do Instituto Internacional de Turismo de Mercocidades, além de uma jornada de capacitação sobre estatísticas do turismo focada no bloco regional.

Representante da Bahia no encontro da UTT, o subsecretário estadual do Turismo, Benedito Braga, destaca a importância da Rede Mercocidades para o fortalecimento dos municípios como produto turístico, a partir do esforço conjunto do setor público, empreendedores da indústria turística, entidades classistas e organizações da sociedade civil, potencializando ofertas e demandas por destino.

Ele apresenta aos participantes da reunião o projeto da Estrada Real, uma das apostas da Secretaria do Turismo (Setur) para incrementar um novo produto turístico. A proposta consiste em identificar os resquícios da Estrada Real na Bahia, entre os municípios de Jacobina e Rio de Contas, e desenvolver ações para restauração e preservação do que já existe de registro da época, assim como a recuperação dos itens que se perderam.

Um dos desafios do colegiado de cidades é o desenvolvimento de projetos regionais, a gestão integrada de produtos turísticos entre cidades da rede e o desenvolvimento de ações para a integração regional. Participam do fórum de debates representantes da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Peru e Venezuela.