Mais 15 mil baianos que vivem em cinco distritos de três municípios do norte do estado foram contemplados pelo programa Água para Todos, nesta terça-feira (30). As localidades passam a receber regularmente água potável, com a entrega, pelo governador Jaques Wagner, no distrito de Barro Vermelho, em Curaçá, do sistema integrado de abastecimento batizado de Adutora do Forrozeiro.

Segundo o governador, o Água para Todos é conhecido como o maior programa de abastecimento do país. “Já levamos água para 4,5 milhões de baianos, investimos R$ 8 bilhões em cisternas, dessalinizadores e grandes adutoras". Na oportunidade, Wagner assinou ainda a autorização de ordem de serviço para recuperação e pavimentação de 17 quilômetros da BA-210, entre Abaré e o entroncamento com a BR-116.

O sistema leva água para os distritos de Barro Vermelho, Poço de Fora e Esfomeado, em Curaçá, Sítio Pau de Colher, no município de Casa Nova, e Pinhões, em Juazeiro. A obra foi executada pela Companhia de Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), órgão da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e contou com um investimento de R$ 19,3 milhões. Também participaram da inauguração a primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, e o cantor Adelmário Coelho, que nasceu no distrito.

Distrito de Barro Vermelho

Cerca de 400 pessoas vivem na localidade de Barro Vermelho, a 49 quilômetros da sede de Curaçá. Entre elas, o aposentado Agostinho Soares, 85 anos, que se emocionou ao falar da relevância da obra para a população. “Esse era um sonho nosso que muitos políticos prometeram, mas só agora se tornou realidade”. A aposentada, Iranice Ferreira, 56, observou que, “com a água salobra era difícil, pois tinha que dessalinizar para beber, ficava ruim para o banho, fazer comida e lavar roupa. A gente vivia no sufoco sem essa água doce”.

O forrozeiro Adelmário Coelho nasceu na localidade. “É emocionante ver um resgate social desta grandeza. É a primeira vez que um governador vem aqui para entregar uma obra que impacta muito na vida destas pessoas”. Ele também compôs uma música especialmente para o momento, que emocionou centenas de pessoas, inclusive o governador. “E no cenário escaldante eu vejo o forró molhado nas águas do Velho Chico, um sonho realizado”, dizia a canção Forró Molhado.

Estrutura da adutora

O diretor-presidente da Cerb, Bento Ribeiro Filho, explicou que a partir do sistema construído na sede do município, a tubulação percorre 90 quilômetros de adutora até chegar às cinco localidades. “Captamos a água do Rio São Fracisco, fizemos um reforço no abastecimento na sede do município, onde temos estações elevatórias da mais alta tecnologia para realizar o tratamento completo e garantir a potabilidade da água”.

Publicada às 14h50
Atualizada às 17h