Geopolítica do petróleo. Este é o tema que abre a primeira edição do Café com Debate, evento destinado a todos os servidores públicos estaduais e que abordará o panorama contemporâneo mundial. O encontro será realizado na quarta-feira (17), às 8h30, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem). As inscrições podem ser feitas até 15 de setembro no Portal do Servidor, ou até o preenchimento das vagas. O assunto será discutido pelo doutor e livre docente da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Fernando Pedrão.

O Café com Debate é uma iniciativa do projeto Brasil-Canadá, “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”, parceria entre a Secretaria da Administração (Saeb), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Canada School of Public Service (CSPS), com o apoio da Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (Cida). O objetivo é possibilitar aos servidores a oportunidade de tomar conhecimento e debater sobre experiências nacionais e internacionais acerca de um tema de relevância.

A palestra propõe discutir a realidade contemporânea na perspectiva da transformação da geopolítica após a Primeira Guerra Mundial e as intervenções ocidentais que vieram posteriormente, sobretudo os espaços de poder criados após a Segunda Guerra Mundial. Será oferecido um café da manhã no decorrer da atividade. O intuito é propiciar um ambiente descontraído, que favoreça a aprendizagem.

Fernando Pedrão é autor de nove livros e sessenta e dois artigos científicos que discutem sobre o Oriente Médio e as transformações significativas a partir do século XX.