Com inauguração marcada para segunda-feira (29), a partir das 10h, o décimo sétimo Ponto Cidadão da Rede SAC vai prestar 3 mil atendimentos mensais à população de Camacã. Situada no litoral sul baiano, a 525 quilômetros de Salvador, a unidade vai ofertar o pacote de serviços básicos da rede, disponibilizando 630 atendimentos por mês tanto para emissão da carteira de identidade quanto para a carteira de trabalho. O Ponto Cidadão de Camacã vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7 às 13h, atendendo aos mais de 30 mil moradores do município e regiões circunvizinhas.

No raio de abrangência do Ponto, localizado na Praça Mário Batista, s/n, Centro, estão os municípios de Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Canavieiras, Floresta Azul, Ibicaraí, Ibirapitanga, Itacaré, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Una e Uruçuca. Antes, para buscar atendimento, era necessário se deslocar aos postos SAC de Itabuna, a 92 quilômetros de Camacã; de Ilhéus, a 120 quilômetros; ou ainda no Ponto Cidadão de Coaraci, distante 137 quilômetros.

O Ponto Cidadão de Camacã, fruto da parceria entre Estado e administração municipal, contou com investimentos da ordem de R$ 280 mil e possui 113 metros quadrados de área construída. Serão prestados atendimento do Sinebahia, Previdência Estadual e emissão da carteira de identidade, CPF e certidão negativa de antecedentes criminais. Com o Ponto Cidadão de Camacã, os moradores do município passarão a ter acesso aos serviços de seguro desemprego e intermediação de mão de obra, atendimento da Previdência Estadual e emissão das carteira de identidade e de trabalho com redução significativa do prazo de entrega.

Implementado pela atual gestão estadual em 2008, o modelo de atendimento do Ponto Cidadão atua em municípios de pequeno e médio portes, ampliando a capilaridade da rede pelo interior baiano. Com a inauguração desta nova unidade, a rede SAC passará a contar com 55 pontos de atendimento: são 35 postos fixos, na capital e interior; 17 Pontos Cidadão e três rotas do SAC Móvel, ampliando em mais de 100% a capacidade de atendimento em todo o estado.