A X Campanha de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos está sendo realizada desta segunda a quinta (29 a 2), nos municípios de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Brumado, Rio de Contas e Jussiape, no sudoeste baiano, para ajudar a diminuir o risco ao ambiente e à saúde da população.

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), e a Associação dos Revendedores de Agrotóxicos do Sudoeste Baiano (Aras) vão retirar de circulação as embalagens de agrotóxicos utilizadas pelos agricultores.

No Polo Frutícola do Vale do Rio Brumado, os agricultores devem preparar as embalagens vazias para devolvê-las nas unidades de recebimento, localizadas na Praça da Feira, em Dom Basílio – nesta segunda-feira, durante todo o dia -, na Associação do Distrito de Irrigação do Projeto Brumado (Adib), localizada às margens da BA 148, na terça e na quarta-feira (30 a 2), e no Parque de Exposições de Brumado (quinta-feira).

Os agricultores dos municípios de Rio de Contas e Jussiape devem procurar as secretarias municipais da Agricultura, apenas na terça. A campanha busca conscientizar os produtores rurais sobre o descarte correto das embalagens, tornando essa prática uma rotina na região, onde está o Polo Frutícola do Vale do Rio Brumado.

“As embalagens serão recicladas e podem se transformar novamente em recipientes para defensivos, reduzindo o consumo de matéria-prima pela indústria”, esclarece o diretor de Defesa Sanitária Vegetal, Armando Sá, enfatizando que a Adab é responsável por fiscalizar do uso correto de agrotóxicos.

O engenheiro agrônomo e fiscal estadual agropecuário, Weber Marcílio Aguiar, explica que, antes da devolução, o agricultor deve realizar a tríplice lavagem e as embalagens que não podem ser lavadas também devem ser devolvidas. “Todas as atividades são desenvolvidas com o compartilhamento de responsabilidades. Por isso, a necessidade da participação de todos os elos da fruticultura”, completa.

A região se caracteriza por ser uma das mais importantes produtoras de manga, maracujá, citros e banana do Brasil. A campanha tem o apoio da Associação do Distrito de Irrigação do Brumado (Adib), prefeituras de Livramento, Dom Basílio, Brumado, Rio de Contas e Jussiape e das revendas de agrotóxicos locais.