Os agricultores que participam dos vários programas coordenados pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), empresa ligada à Secretaria da Agricultora do Estado (Seagri), estão recebendo atendimento gratuito durante a 39ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana. O evento está sendo realizado até o próximo domingo (14), no Parque de Exposições João Martins.

Entre apoio técnico e financeiro, o Governo do Estado está investindo cerca de R$ 300 mil na feira, mais de 48% da planilha de custo apresentada pela Associação dos Cavalos Mangalarga Marchadora da Bahia, organizadora da exposição, no valor de R$ 622.400,00. A Seagri também viabilizou 100 baias para caprinos e 250 baias para equinos, ao custo de R$ 50 mil.

Importância econômica

Segundo o secretário estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, “fortalecer o setor agropecuário é um compromisso do Governo do Estado, que reafirmamos nesse momento”. Ele destacou que a agropecuária é um importante setor da economia, responsável por 24% do PIB, 30% dos empregos gerados no estado, e 42% das exportações.

Para Carneiro, “eventos como feiras e exposições agropecuárias são relevantes por permitirem a troca de informações técnicas e atualização em métodos de trabalho, promover a integração entre os municípios e regiões, e criar novas oportunidades para promover a agricultura familiar, além de demonstrar a importância do campo para as cidades”.

Rota da Agricultura Familiar

O Estado, através da Seagri/Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), em parceria com o Sebrae, está presente na Expofeira também com um espaço denominado Rota da Integração da Agricultura Familiar da Bahia onde, em 16 estandes, produtores de várias regiões da Bahia comercializam seus produtos. Só neste projeto foram investidos R$ 160 mil, incluindo o aluguel do espaço e deslocamento dos agricultores familiares de suas cidades à Feira de Santana.

A EBDA também montou um laboratório de análise de solo, mostrando a importância da fertilidade e da correção do solo, e orientando os agricultores a como fazer a coleta de amostras. “Estaremos aqui até o último dia da exposição realizando análises de PH, que mostra a capacidade do solo de absorver nutrientes, e indicar a necessidade de correção e quantidade de calcário”, informou a gerente regional da EBDA, Edilsa Reis.

Fiscalização da Adab

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à secretaria, também tem uma equipe técnica do escritório regional no local, fiscalizando a documentação sanitária, assegurando que os animais expostos são isentos de qualquer enfermidade, evitando assim a disseminação de doenças.

Além do secretário e do prefeito de Feira, José Ronaldo, participaram do evento de abertura o presidente da Cooperfeira, Wilson Pereira, o presidente do Sindicato de Produtores Rurais, Cesar Mastrolorenzo, o diretor de Defesa Animal da Adab, Rui Leal, e o coordenador regional Aurino Soares, bem como o secretário de Agricultura do Município, Ozeny Moraes.